01DP
Legendado
Descrição
Descrição
Turíbio flagra sua mulher Mariana com um amante, caçador de cangaceiros. Turíbio arma tocaia para se vingar, mas acaba matando o homem errado, e quem deve prendê-lo pelo crime é justamente o amante da mulher.
A caçada percorre o sertão, onde vão cruzando com personagens típicos. O Duelo,entretanto,não ocorre no sentido literal da palavra,mas ocorre.sim, um duelo entre o forte e o fraco,visto que que Turíbio (fraco) espera uma oportunidade para matar Cassiano Gomes (forte) e Turíbio é morto por Vinte-e-um (fraco,sendo,agora,Turíbio considerado o forte).Lembrando que Turíbio não consegue matar Cassiano,este morre devido às suas complicações do coração.
Direção: Paulo Thiago
Baseado em: Conto "O Duelo", do Livro Sagarana de Guimarães Rosa
Música: Tom Jobim
Idioma: Portugues
ABatalha dos Guararapes (1978)
17DP
Descrição
"Início do século XVII. Os holandeses ocupam o arraial de Bom Jesus, último reduto dos nativistas na capitania de Pernambuco. O aventureiro João Fernandes Vieira decide aderir aos dominadores, opondo-se à resistência de José Vidal de Negreiros. Ligando-se ao conselheiro, representante máximo dos interesses da Companhias da Índias Ocidentais na capitania, enriquece e tem um romance rumoroso com a viúva Ana Paes, que lutara ao lado dos nativista. Favorece-lhe a sua ascensão a sua amizade com Maurício de Nassau. Este, no governo, revela-se um estadista de larga visão política e cultural mas suas idéias chocam-se com os interesses da Companhia criando sucessivas crise econômicas e políticas. Sentindo a gradativa diluição do poder de Nassau, Vieira une-se à luta pela expulsão dos holandeses, com o auxílio do Frei Salvador. Em posição delicada, Nassau tenta um último ato de participação com a festa do Boi Voador, medida de abertura aos brasileiros e política, permitindo que Vidal de Negreiros - que entra clandestinamente no Recife - entregue-lhe uma carta do Rei de Portugal. Nassau é destituído e Vieira parte para o interior. Deixa Ana mais uma vez só, levando-a a aceitar uma ligação com o conselheiro. A guerra se avizinha. Chega afinal o esperado apoio de Portugal e os holandeses são derrotados em Guararapes pelas tropas nativistas, com o auxílio dos escravos revoltosos de Henrique Dias e os índios de Felipe Camarão. Ana e Vieira reencontram-se, reconhecendo estarem definitivamente separados.
A Batalha dos Guararapes foi um dos principais momentos no processo de expulsão dos holandeses do Brasil. Durante a batalha, ocorrida entre 1648 e 1649, houve muitos combates entre as tropas holandesas e as brasileiras (com apoio de muitos portugueses). A batalha ocorreu na região dos Montes Guararapes, localizado próximo à cidade de Recife. Derrotados pelos militares luso-brasileiros, os holandeses fugiram para a cidade de Recife, local em que resistiram até janeiro de 1654.
Direção
Direção: Thiago, Paulo
Assistência de direção: Almeida, Paulo Sérgio
Continuidade: Erthal, Rita
Assistência de continuidade: Melo, Juraci
Coreografia: Vianna, Klaus
Próximos Filmes